http://www.brasilescola.com/

sexta-feira, 18 de maio de 2012


PINDAÍBA

Pindaíba

Bruno Costa | 01/11/2006 00h00
Liso, na pior, sem um tostão furado. Estar ou andar na pindaíba é não ter dinheiro nem para o essencial, passar por uma fase de grande penúria financeira. Há pelo menos três explicações para a origem da frase. Uma delas é do lingüista Batista Caetano, autor de Vocabulário. Segundo ele, pindaíba é uma palavra de origem tupi que significa “vara de anzol” (pinda é anzol e iwa, vara). Estar na pindaíba era dispor apenas de uma vara para a sobrevivência.
A outra versão, também de origem tupi, é do filólogo João Ribeiro, em A Língua Nacional: pindaíba era uma selva densa de cipós onde, às vezes, os índios ficavam presos – ou seja, em grande dificuldade. A terceira explicação, por fim, é de Nei Lopes, estudioso de línguas africanas. De acordo com ele, a frase se incorporou ao português pela língua quimbundo, falada em Angola. Pindaíba viria de uma junção de mbinda, “miséria”, e uaíba, “feia” – e significaria estar na mais completa miséria.

 Essa situação parece ser um mal crônico pelo qual passa a grande maioria dos brasileiros.

         Andam dizendo por aí que o Brasil agora é potência, que a qualidade de vida dos brasileiros melhorou muito, que o Brasil é o celeiro do mundo, a salvação para os orfãos do Euro e do Dólar.  O refúgio dos desempregados do mundo inteiro, etc. e tal.
           Mas, e você?  O que pensa sobre isso?  Será que o "bonde da grana" anda rolando solto mesmo por aqui?  Os salários da grande massa está dando conta mesmo de garantir vida boa paras esse povo?  Ou esse papo de potência emergente "é só pra  inglês ver?".
             Envie um texto com sua opinião.

26 comentários:

  1. eu, acho que a qualidade de vidas dos brasileiro não mudou nada
    o sálario continua uma bosta.

    ResponderExcluir
  2. o brasil e um pais muito bom para ser viver mas os povo de fora pensa que o brasil é casa da moeda ai não dar né.......

    lailton cesar 4 etapa b

    ResponderExcluir
  3. No meu ponto de vista,é só pra inglês ver?
    Porque o salario da população ainda é muito baixo.
    Ainda tem muito desemprego,e isso é um mau cronico na vida do brasileiro.
    ( Luis Henrique da Silva - 4ª et B )

    ResponderExcluir
  4. Eu não acho justo tirar a oportunidade dos Brasileiros povo tão sofrido para acolher os estrangeiros que aqui chegam em busca de uma vida melhor
    Há um tempo atrás eram os B RASILEIROS que saiam daqui para trabalhar fora do país so que eles náo eram tão bem tratados la fora como eles são aqui

    Jovelina - 4ª Etapa B

    ResponderExcluir
  5. Aqui no BRASIL O SALARIO E MUITO BAIXO TRABALHA MUITO E O SALARIO E POUCO , PRECISA DE MAIS QUALIFICAÇAO DE MAO DE OBRA ,PRINCIPALMENTE PARA AQUELAS PESSOAS DO PRIMEIRO EMPREGO ,PORQUE EXISGE ESPERIENCIA DE MAIS OU MENOS SEIS MESES . ISSO E UM ABISSURDO AQUI NO bRASIL ,COMO FICA ESSAS PESSOAS QUE C0MPLETA DEZOITO ANOS,SEM O PRIMEIRO EMPREGO.

    ELIANA E INES - 4ª ETAPA C

    ResponderExcluir
  6. No meu pensar acho,que nós brasileiros somos bons demais...porque,eles entran ha hora quer
    quer,saem quando querem,ainda entrando com droagas,armas,trafégo de crianças,armas,etc..
    e nós brasileiros,mal saimos do aeroporto,já
    somos barrados.Mas isso,È a politica sacana que
    existe no brasil...As vezes,"TENHO VERGONHA DE SER BRASILEIRO."

    RONALDO - 4ª ETAPA C

    ResponderExcluir
  7. É UMA VERGONHA PARA OS GRANDES EMPRESARIOS,QUE VISA SOMENTE VALORIZAÇÃO DOS ESTRANGEIROS E ACABAM SE ESQUECENDO DO PROPRIO POVO BRASILEIRO, PAGANDO SALÁRIO DE FOME E ENRRIQUESENDO AINDA MAIS OS ESTRANGEIROS.

    MARCO E ADAILTON 4ª ETAPA C

    ResponderExcluir
  8. Brasil potencia para poucos

    Falar que o Brasil e uma potencia não conhece a vida da maioria dos brasileiros que levantam de madruga trabalham,a maioria de domingo a domingo para ganhar um salario minimo.
    O Brasil e sim um país de potencia para poucos,
    para os que puderam ter um estudo digno de qualidade,que não prescisaram trabalhar cedo para ajudar a familia.
    O brasil melhorou muito sim, mas dizer que uma potencia, e querer enganar a maioria dos brasileiros que vive na mais absoluta miseria.
    Mas podemos melhorar esta realidade dando estudo de qualidade para todos sem distinção.
    Ai sim, com certeza poderemos afirmar que o nosso país e uma potencia, não so para estrangeiros, como também e principalmente para nos povo brasileiro.

    Meu nome é Clodoaldo Almeida e sou aluno assiduo da 4ª etapa c do CEU Parrelheiros.

    ResponderExcluir
  9. A economia brasileira esta cada ves pior trabalhamos muito e ganhamos pouco mau da para sobreviver enquanto os politicos ganham muito sem fazer quase nada

    Cristiana e Nilza 4ªc

    ResponderExcluir
  10. NÃO´e bem assin o povo esta com uma SITUACão finaceira muito dificil muitos estÃO em dividado com cartÕES DE CREDITO E O CHEQUE especial sempre no vermelho esta ÉA NOSSA opiniÃO INESITA E LIDIA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não e bem a situaçao pk quer hoje em dia vai acha dinheiro e devolve todo mundi tem divinda economia rui intão ass pesoas tinha q devorve oq não e seu mas nos mesmo podemos munda iso e agim de oputra foma qualidade maioria dos brasileiros pensa so nele

      bruno sousa gomes
      4:Etapa D

      Excluir
  11. EU QUERO DIZE QUE QUE MUITOS ESTAO NESSA MESMA PINDAIBA QUEM NAO ESTA SEM UM TOSTAO SAO OS POLITICOS SAFADO SEM VERGONHAS QUE VIVE NA ROBALHEIRA TIRANDO DE QUEM TRABALHA HONESTAMENTE. EU TENHO VERGONHA DE TANTA FALTA DE PUDOR DESSAS PESSOAS QUE SE DIZ GOVERNATE DE GRANDES PAISES QUE TEM TUDO PARA DA CERTO SO FALTAM PESSOAS HONESTAS PARA TRABALHAR DIREITO E PENSAR MAIS NO PROXIMO.


    Terezinha Portela - 4ª Etapa C

    ResponderExcluir
  12. Eu não acho que o salario do brasileiro melhorou continua a mesma coisa de sempre, isso é apenas um comentario de politico, so mas uma promessa que não será comprida nem tão cedo.

    ResponderExcluir
  13. bom eu não trabalho,no momento desempregada mais salario de auxiliar de limpeza é uma vergonha,a pessoa se mata de trabalhare ganho 589,00 isso não da nem pra manter a casa,o salario no brasil poderia aumentar,o povo ganha as vezes um salario minimo e quer gastar 3 salario minimo, pra fazer compra mesma vai uns 300 reais ou mais, a maioria das pessoas se individam por causa desses cheque especial pq se vc atrasa de 350 vc tem que pagar 990 reais isso sim é um roubo.

    ResponderExcluir
  14. Sim.Por que tem muitas pessoas que tem medo ou recenho de gastar seu dinheiro

    ResponderExcluir
  15. E uma vergonha para nós que somos brasileiros,tira da nossa boca do nosso bolsa para essas pessoas que vem de fora mandar no brasil e paga pouco.
    e uma cachorrada tudo isso falta de consideração com os brasileiros sofredores batalhador que acorda cedo para ganhar pouco.
    e oque achamos.......

    4ª Etapa D

    ResponderExcluir
  16. bom o salario brasileiro com tinua uma proquaria paresi qui nuca vai aumenta. serra qui a cupa disso e dos brasileira???????? quem vai min responde????

    ResponderExcluir
  17. Na minha interpretação,é só pra inglês ver?
    Porque o salario da população ainda é muito baixo.
    Ainda tem muito desemprego,e isso é um mau que o brasil tem.



    escrito por: ☺ davi ☺

    ResponderExcluir
  18. enquanto um monte de pessoas ricas bem de vida gastam o dinheiro sem esforço nenhum nós brasileiros temos que trabalhar o mes todo
    pra no fim do mes ganhar oque eles (a) gastam em um injustiça ....

    ResponderExcluir
  19. É PRAMIM O BRASIL CONTINUA A MESAMA COISA ALEAS NEM TANTO PORQUE SUBIU O SALARIO MINIMO E OS BRASILEIROS CLARO NE GASTAO MAIS SO QUE MESMO ASSIM ESTA MUITO POUCO O SALARIO MINIMO PORQUE PRA QUEM TEM FILHOS(AS) TEM QUE TER MUITO MAIS DINHEIRO NAO DAR PRA CONVIVER COM R$ 620,00 ISSO NAO É DINHEIRO PARA PESSOAS QUE TEM MAIS DE 2 FILHOS NAO É VERDADE? MAIS ATE AQUI É SO ISSO.
    LUCAS 4 ETAPA E

    ResponderExcluir
  20. Eu acho q o mundo sem dinheiro seria bem melhor!
    Tenho certeza q a maioria das guerras q acontecem hj são por causa do dinheiro. :(
    620,00 r$ Q pouca vergonha na cara desses políticos.Além de inventarem o dinheiro dão muito menos q do q o salario deles,q na maioria das vezes trabalham mt - q o povo brasileiro.

    ResponderExcluir
  21. Brasil melhorou sim, mais não em sálarios. Existem pessoas que ainda lutam para ter seu trabalho reconhecido e poder ganhar um dinheiro digno. Na minha opinião não é exatamente os salários que estão baixos e sim os aumentos dos alimentos, contas e dividas do País. Acho que tanto vale ou "Faz", tanto para o salário aumentar, alimentos,contas ou IPTU abaixarem. O que falta é vergonha na cara desses Presidentes, Prefeitos, Deputados e Senadores corrúptos!

    Isabel & Andressa. 4ª E.

    ResponderExcluir
  22. BOM O SALARIO brasileiro continua uma porcaria parece que nunca aumenta.
    wesley araujo de paula sala 4E

    ResponderExcluir
  23. muitas pessoas dizem que o mundo não mudou nada mais eu acho que em vista do que era antes mudou e muito..Para começo de converça antes os Brasileiros não tinham nem o que comer direito,agora já gastam ate o que não.Reclamam muito do salário mínimo,mas o salario minimo e apenas para ajudar e não para usar como sustento não são todas as pessoas que tem que depender do salario minimo. Algumas pessoas podemos ate concordar que depender desse beneficio,mas outras usam de quem esta precisando de verdade!!!! Não podemos ficar e se acomodar com essas coisas,temos que pensar que tudo as poucos vai melhorando, muitas pessoas só sabem reclamar e críticar mais não faz nada para melhorar!!ESSA E A MINHA OPINIÂO SOBRE TUDO ISSO

    ResponderExcluir
  24. Com o aumenta do dinheiro, as pessoas precisam de um banco.Além disso é preciso muitos policiais armados para garantir a segurança.

    nome bruno jadson pereira de souza

    sala 4E

    nomero da chamada 05

    ResponderExcluir
  25. Eu acho que o salário dos Brasileiros não mudou nada, continuam do mesmo jeito, uma droga.
    Se as pessoas estão pensando que o Brasil tá com essa bola toda estão muito enganados, da pra saber só de olhar a situação dos transportes nas grandes Cidades, já da pra saber, que o Brasil está numa situação precárea as pessoas que deveriam pensar nas melhorias e salários dos brasileiros, eles não estão nem ai, só pensam no seus próprios bolsos.
    E também eu não acho certo que o nosso País dê preferência pelas pessoas que vem de fora e não nos dão oportunidade para nós que nós podessemos crecer no nosso País.

    ROSIANE de oliveira 4° etapa E

    ResponderExcluir